quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O país não pode viver só de sol e mar, no entanto é bom ler que gostam de nós.

A imagem de Portugal, no exterior, como destino turístico tem passado imune à crise económica dos últimos anos, segundo um estudo levado a cabo pelo IPDT -- Instituto de Turismo."A crise económica que Portugal tem enfrentado nos últimos anos não prejudica a imagem externa do país como destino turístico. Esta é a opinião de 75% dos especialistas internacionais inquiridos no âmbito do estudo 'The Image of Portuguese Tourism'", realizado pelo IPDT -- Instituto de Turismo e cujas conclusões foram divulgadas hoje.
Segundo um comunicado do IPDT, a maioria dos especialistas inquiridos considera que Portugal é, "a nível turístico, um país muito atractivo, sendo que, numa escala de 0 a 10 (muito pobre a muito atractivo), quatro em cada cinco 'experts' (78%) atribuiu uma classificação igual ou superior a 8 ao destino".
O IPDT acrescenta que "também a experiência em terras lusas é bastante elogiada pelo painel: 88% revela um nível de satisfação elevado, atribuindo mesmo classificação igual ou superior a 8. A este nível, refira-se que, comparativamente a 2012, a atribuição da nota máxima (10) duplicou, contabilizando, este ano, 16% de respostas".
'Gastronomia e Vinho', 'City Breaks' e 'Sol & Mar' são, por sua vez, os produtos turísticos portugueses mais apreciados. "Apesar de os produtos destacados serem, comparativamente ao ano anterior, os mesmos, a análise dos resultados revela um aumento da qualidade atribuída. O grande destaque do estudo centra-se, contudo, no facto de o vinho ser considerado, por 31% dos especialistas, o produto que mais associam a Portugal, destino turístico antes associado, em larga escala, ao clima", referem.
Assim, "37% dos especialistas defende mesmo que o vinho deve assumir-se como o produto-chave para o turismo português além-fronteiras", referem.
As conclusões do estudo espelham, segundo o instituto, a opinião de aproximadamente uma centena de membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), provenientes de mais de 30 países.
O IPDT -- Instituto de Turismo é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como missão a investigação aplicada no sector do turismo.
Lusa/SOL

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